segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sociedade dos Poetas Mortos


Em sua aula inaugural, o professor Keating usou a expressão Carpe Diem para alertar seus estudantes a não perderem tempo na vida, pois inevitavelmente irão morrer e, se não aproveitarem bem seus dias, não deixarão legados. Ao rasgarem livros, percebem que não podem se prender ao passado como regra fixa e imutável, mas como base para novas ideias e sonhos, pois o homem não deve deixar sua mente latente, eximindo a chance de ter novas paixões, de criar e inovar.
Keating os instiga a enxergar o mundo com seus próprios olhos, e de vários ângulos, saindo assim da mesmice e da zona de conforto. Entusiasmados com o método de ensino inusitado, os alunos resolvem formar uma nova sociedade, libertando-se dos medos e soltando a mente para novas conquistas. E, mesmo com uma tragédia na trama, a visão de Keating consegue contaminar seus alunos a ponto de, no final, manifestarem-se a seu favor.

  
 CARPE DIEM, ELE DISSE
ABRAM OS OLHOS E A MENTE
PARA QUE, DE REPENTE
BROTEM IDEIAS DE LAMPEJO
E NO TÉRMINO DA VELHICE
LEGADO DEIXES EM CORTEJO
TEORIAS, LIVROS A RASGAR
NENHUM PECADO COMETER
TOMANDO A VIDA A VIVER
COM FERVORES E PAIXÕES
SEM PREGUIÇA DE PENSAR
OBRAS TUAS, INOVAÇÕES
DISCIPLINA E OUSADIA
VELHO E NOVO SE CONFUNDEM
NA MAGIA DA POESIA
SINGELEZA DE UM OLHAR
SÁBIOS QUE NÃO SE AGRIDEM
SABEM BEM O QUE É AMAR
NA BUSCA DA MATURIDADE
NOVO E VELHO TÊM PACIÊNCIA
COM FÉ E TENACIDADE
CONVIVENDO EM HARMONIA
TENDO NA BENEVOLÊNCIA
AMOR, PAZ E ALEGRIA
PARA NA ETERNIDADE
PODEREM JUNTOS CAMINHAR
ONDE SEM DESIGUALDADE
EGOS INFLADOS OU TORTOS
NUMA SÓ SOCIEDADE
POETAS VIVOS E MORTOS
André Neves

5 comentários:

  1. Mais do que participar de uma Faculdade, Universidade, qualquer que seja o curso superior, devemos sempre instigar nossa curiosidade. Quando nos atemos a Doutrinas e apenas a elas, sem observar o nosso cotidiano como meio mutável e enérgico, nessa sociedade borbulhante de inovações e mistérios, esquecemos COMO pensar, como criar, induzir, repensar Códigos e Leis. Mas nunca é tarde para começar, contanto que comecemos. O filme tem essa característica do: Não pense pelos outros ou através deles, pense por si. A ideia é linda e cativante, gostei muito. :D

    ResponderExcluir
  2. O filme dá grandes possibilidades para argumentação, tanto de defesa quanto acusação, para um júri simulado. Boa escolha do professor Dalri

    ResponderExcluir
  3. O filme nos faz pensar bastante sobre a maneira como vivemos, se estamos vivendo plenamente, também coloca em xeque o caráter doutrinador da familia, que foi o que realmente provocou a tragédia no filme.

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti, mas assim que puder irei assisti-lo, deve ser muito bom e também nos ajudará muito a desenvolver uma boa argumentação.

    ResponderExcluir
  5. O filme nos mostra o quão importante é nos tornar um grande leitor, isso consequentemente só acontece lendo.

    ResponderExcluir

Total de visualizações